sábado, 17 de março de 2007

Notícia sobre APPACDM


Crianças deficientes adoptam burro perdido

Leonor Veloso, Castelo Branco
Leonor Veloso (imagem)

As crianças da APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Castelo Branco ganharam ontem um novo amigo. João Paulo Alfazema Jericó, o simpático burro encontrado errante há oito dias em Sarnadas de Ródão, concelho de Vila Velha de Ródão, "foi a pé e devagarinho" do canil municipal até à quinta da Carapalha da APPACDM, a sua nova casa.
O burro Alfazema foi adoptado após ter passado oito dias a recuperar das negligências que sofreu, tendo recebido dos responsáveis da Associação de Protecção e Apoio ao Animal Errante (APAAE) de Castelo Branco cuidados médicos e alimentares. E até direito a numerosas visitas. Ao saberem da insólita notícia pelas rádios locais, dezenas de curiosos foram ao canil visitar este animal de estimação.
"O Alfazema é um burro muito esperto. Dá marradinhas e puxa-nos as camisolas com o beiço para chamar a atenção e não gosta de estar sozinho. Segue-nos para todo o lado", conta Rosário Almeida, a sua tratadora e presidente da APAAE.
No dia 9, na sequência de uma denúncia feita à GNR local, o burro foi encontrado errante no meio do mato. "O animal mal se punha de pé e não ofereceu resistência. Entrou por sua vontade na carrinha da APAAE e foi transportado sem nunca dar um coice ou uma mordidela", conta Rosário Almeida, adiantando que foi visto, logo no próprio dia, pelo veterinário municipal, vacinado e desparasitado.
Não é a primeira vez que a APAAE acolhe animais de grande porte, além de cães e gatos. "Já cá tivemos outro burro e um cavalo que foram abandonados e de- pois adoptados", revela a responsável, acrescentando que as condições no Parque de Bem-Estar Animal, próximo da zona industrial, "são óptimas para acolher animais de grande porte. Há um estábulo com bebedouro automático e terreno de pasto com mais de um hectare". "Houve cinco candidatos pa- ra adoptar o Alfazema que qua- se brigaram e a única maneira que encontrámos para ninguém se zangar foi doá-lo às crianças da APPACDM", explicou Rosário Almeida.

Publicado no Diário de Notícias a 17 Março 2007

Sem comentários: