sexta-feira, 10 de julho de 2009

Belgais tenta alternativa à falência



Leonor Veloso
Castelo Branco

Associação procura "diálogo aberto" com os credores e vai ser apoiada por especialistas em recuperação de empresas. Para já, quer assegurar a continuidade do projecto educativo da Escola da Mata.

Uma empresa de Lisboa, a Consulting4All, especializada em Consultoria Financeira e recuperação de empresas, está a analisar a situação económico-financeira da Associação Belgais, que ainda não avançou para a insolvência.

Depois de Joana Pires, filha da pianista e actual presidente da associação, ter anunciado o fim do projecto educativo de Belgais e o seu propósito em apresentar aos associados a proposta de insolvência, Belgais faz contas às dívidas e procura "diálogo aberto" com credores.

Os dirigentes querem solucionar problemas financeiros da associação fundada por Maria João Pires em Castelo Branco, e que foi alvo, em Junho último, de um arresto de bens no valor de 78 mil euros decretado pelo Tribunal do Trabalho de Castelo Branco, consequência de uma acção movida por ex-funcionários devido a salários em atraso.

A convocatória da assembleia geral, que reuniu à porta fechada em Belgais na última quarta-feira, incluía como ponto na ordem de trabalhos deliberar sobre a apresentação da associação ao processo de insolvência, por falta de meios financeiros para proceder ao pagamento imediato de obrigações já vencidas e outras que irão vencer a curto prazo. Todavia, momentos antes da reunião, César Viana, presidente da mesa da assembleia geral, adiantava aos jornalistas que não estava em cima da mesa qualquer proposta de dissolução, pelo que ainda é incerto o futuro da associação.

Da reunião apenas saiu um comunicado entregue aos jornalistas no qual se lê que a assembleia deliberou "aceitar o apoio oferecido pro bono (gratuito) pela empresa de consultoria Consulting4All para que seja feita uma análise detalhada da situação financeira da Associação Belgais".

"Encontrar a melhor estratégia para, com rapidez e acerto, enfrentar os difíceis problemas com que a associação se depara" é o objectivo da associação que, em comunicado, anuncia "um diálogo franco com as pessoas e entidades com quem existam situações pendentes, com o objectivo de, no respeito absoluto pelas decisões judiciais e pelos direitos das partes envolvidas, negociar e encontrar soluções satisfatórias e definitivas".

Sobre a continuidade do projecto educativo da Escola da Mata, os dirigentes da associação confirmam que irão estabelecer contactos com as entidades que tutelam ou colaboram no projecto "para que as crianças envolvidas possam continuar o seu percurso escolar de forma harmoniosa e tranquila, sem sofrerem as consequências de uma situação que lhes é alheia".

Ausente desta assembleia geral esteve o presidente da Câmara de Castelo Branco, Joaquim Morão, eleito presidente do Conselho Fiscal na assembleia geral decorrida em Janeiro, que também elegeu Joana Pires para presidente.

Ao DN o autarca afirmou: "Fui nomeado, mas nunca tomei posse como presidente do Conselho Fiscal, nunca fui a uma assembleia geral nem tive acesso ao relatório e contas de Belgais." O DN apurou que a associação prepara mais uma assembleia geral para o final do mês de Julho.

Publicado DN Artes a 10 de Julho 09

(http://dn.sapo.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=1304270&seccao=M%FAsica)

Sem comentários: