quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Reportagem sobre a noite de Castelo Branco


Novas "docas secas" levam jovens ao centro de Castelo Branco

Leonor Veloso
Em Castelo Branco

As noites estão quentes, luminosas. As esplanadas enchem-se, aos poucos, de famílias. Crianças correm pelos relvados. Casais de idosos procuram aqui preencher os seus dias de cor e alegria. Os jovens chegam perto da meia noite e juntam-se em grupos, de copo na mão, libertando na atmosfera gargalhadas prazenteiras.
A grande praça, em pleno coração da cidade raiana, pode bem competir com as famosas Plaza Mayor das capitais espanholas. É no Interior do país, numa cidade onde água não abunda, que as conhecidas "docas secas" se enchem de animação e cor por quem até já vem dos quatro cantos do distrito ou até mesmo de Portalegre para conhecer o centro cívico de Castelo Branco, um coração novo a pulsar na cidade, após a intervenção Polis. Marca no imaginário da cidade fica o caótico parque de estacionamento em terra batida, outrora parada militar, em frente ao Quartel de Cavalaria, hoje transformado num imenso jardim pincelado de verde e cinza granito. No lugar onde no passado recente ficavam as populares e degradadas casetas, que vendiam produtos da terra e artesanais, abrem-se hoje bares e esplanadas que durante o dia servem refeições leves, transformando-se à noite em bares com DJ. Dos onze espaços comerciais ainda só cinco foram inaugurados.
Três bares - o Look Café, paredes meias com o Café Aqui ao Lado, o Pipas Irish Pub e o Café Sical, animam as noites nas docas, que se prolongam bem para lá das quatro da madrugada, hora a que os bares têm de fechar portas. Os restantes espaços serão pastelarias, lojas de decoração e de pronto-a-vestir, abertas em horário noturno, aproveitando a afluência. O restaurante panorâmico e a pala de ensombramento, que ladeiam as esplanadas, estão também quase concluídos, faltando apenas encher o pequeno lago com jogos de água que, aproveitando a forma côncava no centro da praça, refrescará o ambiente ainda durante este Verão. "A afluência superou todas as nossas expectativas", conta Paulo Gonçalves, gerente do Look Café, que diariamente abre às 10 horas da manhã como café/esplanada para, à noite, se transformar numa quase discoteca, com preços bem convidativos, onde os clientes podem dançar na pequena pista de dança ao som dos DJ convidados. "Este espaço veio animar a noite de Castelo Branco que estava muito dividida entre os bares que fechavam às duas da manhã e as discotecas", explica, não tendo dúvidas que a melhor noite é aos sábados, muito embora os bares estejam repletos quase todas as noites.
O Café Aqui ao Lado é um outro bar multifuncional que rentabiliza o espaço, dispondo de serviço de cafetaria, gelataria e bar também com pista de dança para os mais notívagos. Cá em cima, no Passeio Verde, o Ambienta Café convida a um momento bem mais tranquilo ao som do chillout. Animação não falta no centro da cidade, outrora espaço degradado onde estacionavam carros e lixo.
(Publicado no Diário de Notícias, a 7 Agosto 2006)

Sem comentários: