quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Assalto e tiroteio em Castelo Branco




Ladrão ameaçou matar-se e pediu última cerveja



LEONOR VELOSO, Castelo Branco
Castelo Branco. Agente da PSP ferido em assalto a ourivesaria Um agente da PSP foi ontem ferido numa tentativa de assalto à mão armada a uma ourivesaria no centro da cidade de Castelo Branco. O assalto ocorreu ontem ao final da tarde e contou ainda com uma fuga e perseguição aparatosas com um dos quatro assaltantes a ameaçar matar-se com uma arma apontada à cabeça -mas ainda assim pediu uma última cerveja. A dona da ourivesaria enfrentou os ladrões.

"Dei-lhe com um ferro no braço, queria fazer-me deitar e eu com os nervos bati-lhe", descreveu Gracinda Nabais, co-proprietária da ourivesaria, momentos antes de entrar num carro patrulha para prestar declarações na PSP. Gracinda estava, com a outra proprietária, a fazer o encerramento da ourivesaria,pouco depois das 19.00, quando alguém bateu à porta e elas abriram.

Ricardo Araújo, uma das testemunhas que se encontrava numa varanda da rua, conta que o indivíduo as ameaçou com uma arma, uma das proprietárias deitou-se no chão e a outra, Gracinda Nabais, terá aproveitado um momento de distracção e acertou-lhe com um ferro na mão. A arma acabou por cair no chão. Segundo contam outras testemunhas, as mulheres fugiram e refugiaram-se num dos cafés ao lado, pedindo ajuda, e o homem fugiu rua abaixo.

Um grupo de polícias à paisana interceptou-o na fuga, e este terá disparado vários tiros, tendo ferido um dos agentes da PSP e acertado em alguns carros. De seguida, o assaltante fugiu para um estacionamento, perseguido pela polícia, onde se barricou junto a um depósito de gás e terá ameaçado fazer explodir o depósito, caso a polícia se aproximasse.

Em directo para a RTP - que, alertada para o sucedido, filmava a cena a partir das traseiras de um ginásio - o indivíduo ameaçou matar-se e pediu uma cerveja, porque dizia que não queria morrer sem beber uma última cerveja. As conversas que os agentes da PSP foram mantendo com o indivíduo surtiram efeito e este acabou por se entregar.

DN, 28 Janeiro 2009
(http://dn.sapo.pt/2009/01/28/cidades/ladrao_ameacou_matarse_e_pediu_ultim.html)

Sem comentários: